5 de fevereiro de 2009

Arapiraca será modelo na aplicação de tecnologia agroecológica

  –{12338358414560}–>

A conquista do prêmio “Novas Tecnologias da Educação”, concedido pela Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil, no último dia 30 de janeiro, durante o Fórum Social Mundial (FSM), na cidade de Belém, no Pará, rendeu para Arapiraca a condição de município-modelo na aplicação do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) do governo federal.

Primeira colocada na Região Nordeste e uma das cinco vencedoras do prêmio, a professora da rede municipal de ensino Edinalva Pinheiro habilitou o município de Arapiraca para receber os recursos do PAIS.

O programa do governo federal está investindo em novas tecnologias que dispensam o uso de agrotóxicos, aliando a criação de animais e vegetais, com a preservação do solo e da água.

Edinalva Pinheiro disse que o Sebrae também será parceiro na inclusão da escola, no programa de tecnologia agroecológica do governo federal

A professora adotou o projeto “Saúde Que Vem da Terra” na Escola de Ensino Fundamental Benjamin Felisberto, localizada no Povoado Gruta d’Água, na zona rural de Arapiraca.

O projeto mobilizou professores, alunos e moradores da comunidade para resgatar a tradição popular, com a utilização de técnicas para o plantio de ervas medicinais e a fabricação de remédios caseiros.

A iniciativa está revolucionando o aprendizado de centenas de alunos, que também participaram da criação da primeira Farmácia Comunitária de Alagoas, em parceria com a Codevasf e Secretarias Municipal de Educação, Agricultura e Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *