17 de novembro de 2008

Prefeitura firma parceria com Google na Educação

 

Seguindo as determinações do Prefeito Luciano Barbosa, o Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo) vai informatizar, a partir do próximo ano, todos os processos acadêmicos da rede municipal de ensino.

A iniciativa prevê aquisição de computadores para todas as secretarias das escolas municipais, bem como a implantação de sistema acadêmico informatizado e centralizado via Internet, emails e sistemas colaborativos.

Como parte dos trabalhos, o Grupo de Tecnologia da Informação, em parceria com o Google Brasil, criará cerca de 40 mil contas  personalizadas para todos os alunos e professores da rede municipal de ensino.

De acordo com Lucas Leão, coordenador do GTInfo, o projeto permite criar mais que simples contas de email, pois , segundo ele, esse procedimento todos já têm acesso gratuitamente na internet.

"Vamos criar um ambiente colaborativo e dar uma identidade local, via online, para os alunos e professores. Manter cerca de 40 mil contas personalizadas e integradas seria muito caro para nós, já que somente para os e-mails teria um custo em torno de R$ 1,00 por mês"

Após uma série de pesquisas, o GTInfo encontrou um serviço gratuito disponibilizado pelo Google, o que permitirá um redirecionamento de domínios de e-mail para o sistema gratuito de e-mails GMAIL.

"Dessa forma, aluno e professor poderão ter um e-mail específico, mas, inicialmente, não com a nossa necessidade atendida, pois precisávamos de cerca de 40 mil contas. Assim, resolvemos solicitar a ampliação do número de contas e fomos rapidamente atendidos", completou Lucas Leão.

Os recursos disponibilizados superam a disponibilização de e-mails personalizados, com caixa postal de 7 Gb para toda a rede municipal de ensino, mas permitirá também o uso do sistema GoogleDocs (Suíte Office Online – Editor de Texto, Editor de Planilha e Editor de Apresentações ), possibilitando a geração de documentos, planilhas e apresentações em diversos formatos reconhecidos pelos principais aplicativo como BROffice e MSOffice, além de permitir que várias pessoas trabalhem no mesmo documento ao mesmo tempo, facilitando assim trabalhos em grupo, entre outras importantes atividades.

Lucas Leão disse, ainda, que os serviços já encontran-se devidamente configurados, e o grupo está preparando a carga automática das contas de acordo com o cadastro municipal de alunos e professores.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *