28 de julho de 2008

Tabagismo é tema de capacitação no auditório da Uneal.

A secretaria de Saúde, através da Coordenação do Programa de Controle ao Tabagismo realizará Capacitação para os Profissionais da Área de Saúde de Nível Superior das Unidades de Saúde Básicas do PSF, nesta quarta-feira, 30, no auditório da Uneal, das oito horas da manhã as cinco horas da tarde. Cerca de 120 profissionais foram convidados para participar do evento.

O principal objetivo do evento é atuar preventivamente para diminuir os fatores de riscos de doenças do aparelho circulatório, para isso os profissionais do PSF receberão orientações sobre os malefícios do tabagismo, formas de atuação preventiva e interventiva junto aos usuários dos serviços de saúde do município.

Segundo dados da secretaria de saúde municipal, em 2007, as doeças do aparelho circulatório( AVC, doenças cardíacas como infarto e isquemia) foram as responsáveis por 27,4% das mortes, em Arapiraca, índice superior inclusive a mortes registradas por causas externas como; acidentes de trânsito, homicídios, suicídios, entre outros ).

Representando a Coordenação do Programa do Controle ao Tabagismo, a enfermeira Mechelyne Negrão Medeiros, fará uma palestra apresentando os índices de doenças relacionadas ao tabagismo nos últimos sete anos. A coordenadora Estadual de Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, ministrará palestras abordando as políticas nacionais de intervenção do tabagismo no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *