15 de junho de 2008

Luciano recebe comenda na Academia de Letras

 

 

   O prefeito Luciano Barbosa recebeu, na noite deste sábado (14), a Comenda Judá Fernandes de Lima, durante a solenidade para comemoração dos 21 anos de fundação da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala).

 

   A entrega da comenda foi realizada no Auditório Dona Bezinha, no campus da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Também estiveram presentes à solenidade, o presidente da Acala, Cláudio Olímpio dos Santos; o deputado estadual Ricardo Nezinho, o professor Oliveiros Nunes, o ex-secretário de Esportes de Arapiraca, Daniel Rocha, o cantor e escritor Manoel Tenório, Cícero Galdino, entre outras personalidades.

 

O evento foi aberto oficialmente pelo presidente da Acala, Cláudio Olímpio, que reafirmou o compromisso da Academia para o fortalecimento da cultura no município de Arapiraca.

 

Durante a solenidade, o ex-secretário de Esportes, Daniel Rocha, representou sua mãe, a ex-prefeita Célia Rocha, que também foi homenageada com a entrega da comenda.

 

O imortal Roberto Lúcio ressaltou, na oportunidade, a importância da Academia para o aprimoramento do contexto literário do município.

 

Também foi feita uma homenagem ao bancário Lenildo Medeiros, pai do jornalista Tony Medeiros, também imortal da Acala.

 

Em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa parabenizou a professora Madalena, integrante da Acala, ressaltando a sua dedicação na luta em defesa do magistério. Barbosa leu um poema da professora Madalena dedicado a memória e ao trabalho do padre Antônio Neto, amante da língua portuguesa.

 

 

 

Apoio à Cultura

 

O ponto alto da solenidade foi marcado pelo anúncio do prefeito Luciano Barbosa, confirmando aos membros da Acala a disponibilização de uma das salas do prédio da Prefeitura, localizado na Praça Luiz Pereira Lima, para o funcionamento da Academia.

 

De acordo com Luciano Barbosa, o antigo prédio da Prefeitura será tombado como Patrimônio Histórico de Arapiraca, preservando toda a sua estrutura arquitetônica.

 

Ao final da solenidade, Luciano Barbosa, fez um desafio aos membros da Acala, para os mesmos promovessem um concurso entre os artistas de Arapiraca, a fim de que seja feita uma obra de arte no Lago da Perucaba, antigo Açude do Dnocs, para evidenciar o tamanho da produção cultural do município.

 

Durante a solenidade, o deputado estadual Ricardo Nezinho também foi homenageado e aproveitou o momento para revelar um projeto de sua autoria, que foi aprovado pela Assembléia Legislativa e sancionado pelo governador Teotonio Vilela Filho, dispondo sobre a adoção de livros de autores alagoanos nas provas de vestibular da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

 

De acordo com o projeto, fica deliberada a inclusão de obras literárias, de autoria de escritores alagoano, na lista biográfica exigida aos candidatos que se inscreverem para exames das provas de vestibular da Uneal.

 

A cota de adoção de autores alagoanos, não pode ser inferior a 45% do total dos livros indicados para estudos.

 

Serão indicados livros de alagoanos vivos ou falecidos, com obras contemporâneas ou de gerações anteriores, publicadas dentro ou fora do Estado de Alagoas.

 

Ao final do evento, ocorreram várias apresentações, entre elas a peça da Companhia de Luzes da Ribalta, encenando a peça “Quem não rir na entrada, rir na saída”.

 

A artista plástica, Égide Jane de Amorim apresentou um vídeo produzido em 2002, no Teatro Deodoro, em Maceió, que enquanto ela pintava um quadro, o músico alagoano, Hermeto Paschoal, tocava algumas de suas inéditas músicas, batendo o recorde de tempo na confecção de uma pintura a óleo.

 

Também foi lançada a sétima edição da Revista da Acala, acompanhada pela distribuição pelo deputado Ricardo Nezinho, do Livro da História de Arapiraca, contada pelas Atas da Câmara de Arapiraca e que hoje serve como uma das principais fontes de informações sobre a história do legislativo arapiraquense, sendo indicado por professores das faculdades de Arapiraca para os alunos, principalmente como fonte de pesquisas.

 

 

 

 

 

Cortesia/foto: Cláudio Roberto 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *