16 de abril de 2008

Arapiraca sedia Campeonato Brasileiro de Futevôlei

A Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria de Esportes, Lazer e da Juventude, está apoiando a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Futevôlei. O evento será realizado entre os dias 18 e 20 deste mês, tendo como local a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). 

Segundo revela o secretário-interino de Esportes, professor João Nunes de Lima, o João Bilu, para ter acesso ao evento está sendo exigida a entrega de um quilo de alimento não-perecível.

O futevôlei foi criado em 1965, pelo arquiteto e esportista Otávio Moraes, o Tatá, que para fugir da proibição policial de bater bola, pelada ou linha de passe na praia, resolveu jogar em uma quadra de volei, com rede e campo delimitado, o que era permitido.

Alguns amigos acompanharam o Tatá nessa jogada e logo apareceram as primeiras regras do novo esporte. Uma delas dizia que para dar o saque o jogador deveria pegar a bola com a mão e chutá-la para o campo adversário. Isso depois sofreu várias alterações. Em 1968, um grupo liderado por Sérgio Brito Peixoto, o Cachorrão, levou o futevolei para a Constante Ramos, começando a se espalhar pela Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e depois para todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *