25 de fevereiro de 2008

Dia Internacional de Prevenção as Lesões por Esforços Repetivivos

 

_ Unidade do CEREST funciona na sede do Cemfra, no bairro Cavaco

 

 

O Centro Administrativo Antônio Rocha recebe, nesta quinta-feira, 28, a visita de técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). No local, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistente social e fisioterapeutas irão desenvolver um trabalho preventivo e de sensibilização aos servidores com o objetivo de alcançar o minimo de 500 digitadores na orientação e prática de exercício para a prevenir a LER/DORT.

 Lesões por esforços repetitivos

São as doenças do trabalho provocadas pelo uso inadequado e excessivo do sistema que agrupa ossos, nervos, músculos e tendões. Atingem principalmente os membros superiores: mãos, punhos, braços, ante-braço, ombros e coluna cervical. Típicas do trabalho intenso e repetitivo, as LER são causadas por diversos tipos de pressões existentes no trabalho, que atacam as pessoas tanto física quanto psicologicamente.

Embora atinjam principalmente os membros superiores do corpo as LER podem afetar o ser humano como um todo.
* Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar este conjunto de doenças por DORT – Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho.

A LER causa grandes prejuizos para os trabalhadores e para as empresas. Algumas das atividades que podem ser atingidas pela LER são os caixas de banco e de supermercados, digitadores, telefonistas e pessoal de tele-atendimento, trabalhadores de linha de montagem e produção e demais atividades que exigem esforços repetitivos e manutenção prolongada de posturas.

Como indentificar a LER.

Os sintomas mais comuns são dores, sensação de formigamento, dormência, fadiga muscular, perda da força muscular em conseqüência de alteraçãoes nos tendões, musculaturas e nervos periféricos.
Vários fatores acabam fazendo com que a vida a vida pessoal e profissional seja muito afetada: sintomas intensos e crônicos, falta de uma política de prevenção e reabilitação por parte das empresas, diagnóstico tardio e tratamento inadequado, entre outros. 

O que fazer em casos de suspeita de LER. 

Se houver suspeita de doença ocupacional, isto é, a presença de sinais e sintomas de doenças relacionadas ao trabalho, o empregado deve passar por avaliação médica em serviço público ou privado. Essa avaliação deve ser baseada em exame clínico que leve em conta a história ocupacional do trabalhador e, quando justificado, em exames complementares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *