1 de outubro de 2007

Reativação de ferrovia viabiliza Porto Seco

O prefeito Luciano Barbosa destacou, no início da tarde desta segunda-feira, a importância da reativação dos trens de carga em Alagoas para a viabilização do Porto Seco em Arapiraca.

“Esse é um momento histórico para o nosso município, que está sendo dotado de infra-estrutura de transporte para alavancar ainda mais o desenvolvimento econômico”, afirmou o prefeito.

Luciano Barbosa esteve reunido com o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e com o presidente da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), Tufi Daher Filho, no auditório do Fórum Desembargador Orlando Manso, em Arapiraca, durante a solenidade de lançamento da pedra fundamental para o início das obras de recuperação da malha ferroviária no Estado.

Barbosa enalteceu a participação do governador Téo Vilela para a viabilização do projeto. Na ocasião, o prefeito disse que o município já ultrapassou os 200 mil habitantes e reúne todas as condições para a implantação do primeiro Porto Seco do Nordeste.

“Temos uma localização privilegiada e contamos com ampla rede de transportes e infra-estrutura para escoar a produção de mercadorias para toda a região”, acrescentou o prefeito.

Luciano Barbosa também aproveitou o momento e apresentou um pleito ao diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Noburo Ofugi, para a implantação do metrô de superfície em Arapiraca.

“Podemos aproveitar a malha ferroviária, que corta toda a área urbana, para viabilizar o funcionamento do metrô com a oferta de meio de transporte mais barato e seguro para a população”, completou o prefeito.

Homenagens

Ainda durante a solenidade, o prefeito Luciano Barbosa juntamente com o governador Teotonio Vilela Filho e o presidente da CFN, Tufi Daher Filho, visitaram o canteiro de obras na estação ferroviária, no centro da cidade, e aproveitaram o momento para homenagear, com a entrega de placas, um grupo de funcionários aposentados da antiga Rede Ferroviária do Nordeste SA (REFFSA).

O projeto de recuperação de toda a rede está orçado em R$ 112 milhões, provenientes do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor). A previsão é de que a obra esteja concluída em 18 meses.

A malha ferroviária vai interligar todo o Estado, desde a cidade de Porto Real do Colégio, passando por Arapiraca e Maceió, até chegar ao Porto Suape, em Pernambuco.

A estrada de ferro terá 550 km de extensão, e a idéia da companhia é consolidar a ferrovia Transnordestina para escoar a produção de mercadorias, interligando o Nordeste com o sul do País.

 

 

 

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