25 de julho de 2007

Promoção à saúde é tema de conferência em Arapiraca

Promoção à saúde é tema de conferência em Arapiraca

 

 Secretaria de Saúde de Arapiraca inicia, nesta quinta-feira (26), a quarta edição da Conferência Municipal de Saúde (Comusa). O evento tem abertura marcada para as 8 horas, no Clube dos Fumicultores.

De acordo com a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, a conferência contará com a presença de profissionais da área médica e de integrantes do Conselho Municipal de Saúde, bem como de autoridades alagoanas e de representantes do Ministério da Saúde.

Ela adianta que um dos objetivos do evento visa à formulação de políticas de saúde, por meio da participação popular e de representantes de todos os segmentos da sociedade arapiraquense, a exemplo do poder público, usuários e prestadores de serviços do sistema.

Aurélia Fernandes destaca a importância do evento para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com a realização de debates e eleição de propostas que irão assegurar a política de saúde para o município. “Outro aspecto do encontro refere-se à garantia da assistência, da prevenção e da promoção da saúde da população”, frisou a secretária.

Ela diz que a Conferência terá como tema central: Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento, tendo como eixos os desafios para a efetivação do direito humano à saúde no século 21, com Estado, sociedade e padrões de desenvolvimento.

“No segundo eixo estão incluídas as políticas públicas para a saúde e qualidade de vida, com o SUS, seguridade social e o pacto pela saúde”, salienta Aurélia Fernandes, acrescentando que o terceiro foco da conferência será voltado para a participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde.

 

Farmácia Popular

Ainda de acordo com a programação do evento, na tarde de sexta-feira (27), a partir das 16 horas, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária Aurélia Fernandes vão inaugurar a Farmácia Popular e o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest).

A conferência se estenderá até o próximo sábado (28), com uma série de atividades, incluindo uma programação cultural, com a participação de grupos folclóricos da terra e apresentação do Coral Villa Lobos, Quadrilha Lengo Tengo, Grupo de Axé da Saúde, coco-de-roda, baião, Banda de Música do Grupo da Terceira Idade, Grupo Formação da Cultura Brasileira e exposição de artesanato regional, incluindo do CAPS, Associação da Canafistula, Associação dos Idosos, Unimed e da Acala.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *